Vacina contra o Haemophilus Influenzae Tipo B (HIB)

A principal indicação desta vacina é a prevenção da meningite e outras infecções causadas pelo Hib. É produzida a partir de bactérias inativadas (mortas) e é indicada para crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. Recomenda-se tomar o reforço quando o bebê estiver entre 15 e 18 meses - a rede pública não oferece esta dose de reforço, apenas as clínicas particulares.

Pessoas acima de cinco anos de idade podem precisar da vacina em situações especiais, como indivíduos que retiraram ou irão retirar o baço ou têm anemia falciforme. Nestes casos, os médicos devem orientar a vacinação.

Meningite por Haemophilus Influenzae Tipo B

A meningite é uma infecção nas meninges. Os primeiros sintomas aparecem de 2 a 4 dias após a pessoa ser infectada. Seu início geralmente é súbito, com febre, forte dor de cabeça, náuseas, vômitos e rigidez de nuca. Sinais característicos da doença são: resistência e dor ao estender o joelho com o quadril totalmente flexionado e levantamento involuntário das pernas ao levantar a cabeça do doente. Em bebês os sintomas são inespecíficos (dificilmente há rigidez de nuca e convulsões) e inicialmente apresentam sintomas comuns a outras doenças infecciosas desta idade, tais como: variação de temperatura, desconforto respiratório, irritabilidade, letargia, recusa alimentar, agitação e vômitos. Fique atento se seu bebê gritar quando você manipular suas pernas na hora de trocar a fralda, a isto chamamos de grito meníngeo e é muito comum se a criança estiver com meningite.

Transmissor - O ser humano.

Forma de transmissão - Pelo contato direto com o doente ou portador por meio das vias respiratórias.

Período de transmissão -A partir da contaminação até 48 horas após o doente ter começado o tratamento com antibióticos.

Complicações - As principais complicações são: perda da audição, distúrbio de linguagem, retardo mental, falta de coordenação motora, distúrbios visuais e morte.

Curiosidade - Meninge deriva do grego e quer dizer "membrana". É ela que recobre o cérebro e o sistema nervoso central através de suas 3 camadas.

Lembre-se: não se automedique. Sempre procure seu médico. Ele poderá indicar o melhor tratamento para que você recupere sua saúde.