HPV


O HPV é um vírus e o principal responsável pelo câncer do colo do útero. Também está relacionado com câncer de ânus, pênis, vagina, vulva e garganta; alguns tipos são responsáveis pelas verrugas genitais (também conhecidas como verruga venérea ou crista de galo). Infecta tanto homens como mulheres. Após a infecção, leva de 1 a 20 meses para aparecerem os primeiros sintomas da doença (em geral, aparecem 3 meses após a contaminação).

As verrugas que se formam são elevações grossas de pele, ásperas, indolores e com tamanho variável.

Transmissor - O ser humano.

Forma de transmissão - Geralmente por contato direto através de relações sexuais, raramente através de objetos contaminados (ex.: lençol, toalha de banho etc.).

Complicações - Pode transformar-se em câncer do colo uterino. Pessoas com imunidade baixa podem ter dificuldade com o tratamento.

Lembre-se: não se automedique. Sempre procure seu médico. Ele poderá indicar o melhor tratamento para que você recupere sua saúde.

Vacina contra HPV

A infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) pode ser prevenida por 2 tipos de vacinas: a bivalente e a quadrivalente.

Vacina Bivalente: protege contra dois tipos de HPV que causam câncer. É indicada para mulheres com idade superior a 9 anos. Deve ser tomada em 3 doses: a 1ª dose na data escolhida, uma 2ª dose um mês após a primeira e a 3ª dose cinco meses após a segunda.

Vacina Quadrivalente: protege contra quatro tipos de HPV, sendo que dois são causadores de câncer e outros dois causam as verrugas genitais. É indicada para homens e mulheres dos 9 aos 26 anos de idade. Deve ser tomada em 3 doses: a primeira dose na data escolhida; a segunda, dois meses depois da primeira dose; e a terceira dose, quatro meses após a segunda.

Observação: A escolha pelo tipo de vacina a ser recebida deve ser discutida com o seu médico, pois há vários fatores que merecem ser considerados antes da vacinação. Adolescentes e adultos que ainda não foram vacinados podem receber a vacina a qualquer momento, respeitando-se os limites de idade e sexo.